Cerimónia. Anunciada a criação do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Socioeconómico de Paredes. Município distinguiu alguns dos seus melhores com o ouro de Paredes.

António Orlando – texto

O bicentenário do nascimento de José Guilherme vai ser assinalado com a realização do congresso “Paredes, passado, presente e futuro”. O congresso será realizado em 2021. Além de homenagem a José Guilherme, é desejo da Câmara Municipal que o Congresso seja “um espaço de partilha de conhecimentos e ideias, e possa servir de alavanca para o que queremos e podemos fazer pelo Concelho de Paredes”, anunciou Alexandre Almeida. O presidente da Câmara de Paredes discursava esta manhã na sessão solene do feriado municipal que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e que homenageou pessoas, instituições e empresas paredenses com a Medalha de Ouro do Município.

Na ocasião, o autarca anunciou também a criação do Conselho Estratégico de Desenvolvimento Socioeconómico de Paredes (CEDSP). “Queremos que seja um órgão que corresponda a experiências de sucesso do Norte da Europa e funcione de acordo com metodologias defendidas pela União Europeia”, justificou.

“No concelho de Paredes, a resolução dos nossos problemas, o desenvolvimento sustentado e a qualidade de vida depende de todos nós”, atalhou.

O CEDSP será constituído por autarcas, dirigentes escolares e associativos, empresários “e outros paredenses de relevo nas suas profissões”, acrescentou Alexandre Almeida.

Medalhas de Ouro

Na sessão solene do feriado municipal foram entregues 15 medalhas de ouro de mérito municipal “àqueles que pelo seu talento e valores, pelo sua visão e capacidade de trabalho, se notabilizam nos seus campos de ação”, justificou o autarca.

Foram o caso do empresário e ex-autarca Domingos Barros, do ferroviário Juvilte Madureira, do jornalista Rui Orlando, do poeta Daniel Faria entre outros.

Lista de homenageados:

Personalidades

Daniel Augusto da Cunha Faria – Poeta – a Título Póstumo; Domingos da Silva Barros – Empresário; João Filipe Sousa Ribeiro – Piloto desporto motorizado; Joaquim Alves Faria – Empresário; Juvilte José da Silva Madureira – Ferroviário; Maria Carneiro Alves Lamas – Carreteira e Rui Orlando de Garcez Guedes e Costa – Jornalista

Instituições:

OCDP – Obra de Caridade ao Doente e ao Paralítico; Nossa Senhora dos Remédios – Obra do Bem Fazer e Rancho Regional de Paredes

Empresas:

Manuaço, S.A.; Melf – Indústria e Exportação de Mobiliário, S.A.; Móveis Carlos Alfredo – Carlos Alfredo Barros da Silva, Lda.; Movis Furniture – Agostinho Fernandes, Lda e NGB – Negociantes de Gado de Baltar

Fotos dos medalhados com o Ouro de Paredes atribuído pelo Executivo Municipal
Domingos da Silva Barros – Empresário
NGB – Negociantes de Gado de Baltar
Juvilte José da Silva Madureira – Ferroviário
João Filipe Sousa Ribeiro – Piloto desporto motorizado
Maria Carneiro Alves Lamas – Carreteira
Nossa Senhora dos Remédios – Obra do Bem Fazer
OCDP – Obra de Caridade ao Doente e ao Paralítico
Rancho Regional de Paredes
Daniel Augusto da Cunha Faria – Poeta – a Título Póstumo (irmão e mãe receberam o título)
Rui Orlando de Garcez Guedes e Costa – Jornalista