Publicado por António Orlando

O novo bispo auxiliar do Porto, D. Vitorino José Pereira Soares, recebeu a ordenação episcopal, neste domingo, dia 29 de setembro, na Sé do Porto, em cerimónia presidida pelo Bispo, D. Manuel Linda.

Natural da Diocese do Porto, D. Vitorino Soares nasceu em Penafiel, a 19 de outubro de 1960, foi ordenado sacerdote a 14 de julho de 1985 e era até à data o pároco de Castelões de Cepeda e da Madalena.

Na entrevista que deu ao Progresso de Paredes e que pode ler na edição desta quinzena, D. Vitorino explicou que o Bispo lhe pediu para dar prioridade à formação dos alunos que se preparam para ser padres e que se encontram no Seminário Maior do Porto. “Faço parte de uma equipa de cinco padres da qual eu serei o Reitor. Por isso ficarei a viver no Seminário para mais de perto e de forma mais pessoal acompanhar os nossos futuros párocos”, disse.

Na cerimónia de ordenação episcopal de Vitorino Soares, o bispo do Porto, denunciou os muros dos países ricos, afirmou a urgência de pregar “a liberdade” e “a justiça” e pediu à diocese para falar “a uma só voz”.

Dirigindo-se ao bispo-auxiliar, D. Manuel Linda disse que “só o anúncio da verdade do outro” faz crescer como pessoas, alertando para a importância da liberdade e da justiça

“Prega sempre a liberdade que nos vem da espiritualidade. Nunca te esqueças da justiça”, indicou ao novo bispo auxiliar do Porto.