A Junta de Freguesia de Rebordosa homenageou Domingos Barros, no passado dia 10 de julho, com a atribuição da Medalha de Honra da Freguesia.
A cerimónia ocorreu no momento escolhido para a celebração dos 20 anos de elevação a cidade, onde foi então atribuída a Medalha de Honra da Freguesia a António Domingos da Silva Barros, pelo “exercício de atividades de interesse excecional e altamente relevantes para a freguesia, e pelas as suas qualidades humanas, intelectuais e profissionais”.
Num acto de agradecimento pelo seu contributo à comunidade, a cerimónia foi marcada pelos agradecimentos, a gratidão da junta de freguesia em ter na sua história uma pessoa como Domingos Barros e o agradecimento do empresário não só por esta distinção, mas por tudo o que na sua vida contribuiu para que ele seja hoje a pessoa que é, em especial às pessoas.
Domingos Barros, começou por agradecer a presença do ministro da saúde, com honra, surpresa e satisfação. Seguiu-se o agradecimento à junta de freguesia: “a enorme honra que me dão, ficará para sempre gravada, como um dos momentos mais altos da minha vida”.
O ex autarca de Rebordosa e empresário de referência no concelho de Paredes, dirigiu a todos umas palavras repletas de emoção e humildade, mostrando a importância que tem para si a família em todo o seu percurso de vida.
“Rebordosa, minha querida e enorme terra. Sim, foi aqui que nasci e cresci, junto de toda a minha linda família, dos meus avós, dos meus filhos, dos meus irmãos e sobrinhos e em especial junto dos meus queridos pais. Obrigado minha mãe e meu pai, por tudo o que me ensinaram e ajudaram a abrir o caminho da vida e a ser aquilo que sou hoje. Muito obrigado.
À minha mulher, a companheira da minha vida, e já lá vão uns 50 anos, continuas a ter o mesmo perfume e o mesmo brilho de quando te conheci. Obrigado por tudo minha querida, por tudo quanto foste e quanto me deste, e estes três lindos filhos que são os suportes das nossas vidas e que já me deram 6 netinhos que são a nossa luz e a nossa alegria.
Obrigado aos meus amigos, que encontrei pela vida fora, que com todos eles bons momentos vivi e passei. Obrigado a todos vocês, porque foi aqui que cresci e aprendi tudo o que de melhor há na vida. Obrigado pelos nossos antepassados, povo valente, que tanto lutou e trabalhou, para fundar e fazer crescer a nossa terra. Muito obrigado por todas as associações e colectividades, por toda a entrega e dedicação às pessoas da nossa terra, a eles um muito obrigado por um trabalho que às vezes nem sequer é visto, mas que é de fundamental importância.
Meus amigos, que orgulho, que grandeza sinto no vosso gesto e nos vosso olhares. Caros conterrâneos e amigos, na verdade não tenho palavras para vos agradecer, é um privilégio, é uma honra ser vivo e estar aqui convosco. O pouco que fiz pela nossa terra não se compara com a honra que vai aqui hoje, muito obrigado.
Não vou esquecer este dia, Rebordosa está e estará sempre no meu coração. Muito obrigado.”
Leia a reportagem completa na edição do jornal “O Progresso de Paredes”, do dia 21 de julho de 2023, edição nº3566.