Empresas Paredenses mostraram o que se faz de melhor no concelho

A maior feira agrícola do norte do país, foi inaugurada no dia 17 de agosto, numa cerimónia presidida pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.

A 42ª edição do certame, que decorre em Penafiel todos os anos em agosto, conta com mais de 25000 m2 e 350 expositores das mais diversas áreas como agricultura, criação de gado, artesanato, maquinaria, agroindústria,  comércio automóvel,  imobiliário, gastronomia, novas tecnologias e têxtil.

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes destacou a importância do vinho verde na região que “tem vindo a fazer um percurso notável neste território, que dignifica e qualifica de forma decisiva o território, não só porque fixa pessoas e gera riqueza, mas porque leva o nome do nosso país a outros pontos do Mundo”. Acrescentou ainda que nos últimos sete anos foram atribuídas “3400 hectares de novas autorizações para a plantação de vinha para a produção de vinho verde”.

Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel afirmou que “a Agrival são as pessoas. As pessoas que, ano após ano, trabalham para corresponder às expectativas elevadas, e as pessoas, os milhares de pessoas que nos visitam. São 10 dias felizes. Há, nos nossos concidadãos, um sentimento de pertença, de orgulho. É um grande evento e é nosso. A Agrival é única e especial por tudo, mas, sobretudo, por isto: por ser lugar de encontros e reencontros, de criação de histórias e memórias.”

No dia 22 de agosto celebrou-se na Agrival o Dia do Concelho de Paredes. O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa e o Vereador Adolfo Amílcar receberam da parte do Vice-Presidente da Câmara, Elias Barros, e os Vereadores Beatriz Meireles e Paulo Silva as lembranças do município.

Os representantes do Município de Paredes brindaram com vinho produzido na região no stand da Rota do Românico, patente no certame com o objetivo de promover o território, as mais-valias e atrações dos vários concelhos. A comitiva paredense percorreu ainda a feira em visita, com destaque aos expositores de empresas de Paredes.

O Rancho Folclórico de Vilarinho de Cima de Gandra, atuou ao início da noite no Palco das Tradições.

Elias Barros, Vice Presidente da Câmara Municipal de Paredes enalteceu a importância da presença do concelho neste evento “a Agrival já tem 42 anos de existência e é uma marca do nosso concelho vizinho e amigo e temos todo o interesse em estar cá representados. Este ano temos 14 empresas representadas em várias atividades. É importante este dia para divulgar Paredes, o nosso turismo e a nossa cultura que é fundamental. Este ano aproveitamos para mostrar em vídeo o nosso novo anfiteatro que vai ser uma referência a nível local, regional e nacional. Vai ser uma bandeira de Paredes que vamos inaugurar com muito gosto no próximo ano”.

Plutónio, Os Quatro e Meia, The Gift, Ivandro, Bispo, Nuno Ribeiro, Aurea, Nininho Vaz Maia e Fernando Daniel foram os artistas responsáveis por atuarem no palco principal do evento este ano. Já de madrugada foi a vez dos DJ’s animarem a noite, com Miguel Tika, o MarcosZ, Cancela, Angry Brothers, Bruno R, Zanova, Pedro Simões (RFM), Berto Boss e Odnan a marcarem presença no evento.