Entrevista: Armando Leal é candidato à Federação Distrital do Porto da Juventude Socialista

Armando Leal é Licenciado e Mestre em Administração Pública, pela Universidade do Minho. Natural da freguesia de Gandra, é ainda Secretário na Junta desta Freguesia e membro da Assembleia Municipal, no presente quadriénio. No mandato de 2017-2021, compôs a Assembleia de Freguesia de Gandra.

Após seis anos de militância nesta estrutura, quatro deles na liderança da Juventude Socialista de Paredes, considera ser chegada a hora de encabeçar uma candidatura à Federação Distrital do Porto da Juventude Socialista.

Destaca esta candidatura porque está “acompanhado por um conjunto de camaradas que consideram urgente o aparecimento e consagração clara de uma linha alternativa no seio da Federação do Porto, que querem uma maior proximidade de todas as concelhias, com pessoas que estão atenta aos problemas concretos, particularmente dos jovens, do nosso distrito e tenho comigo um conjunto de camaradas que consideram urgente que se atribua uma direção clara à nossa Federação”.

Justifica esta candidatura afirmando “queremos devolver o norte ao Porto, queremos que a Federação do Porto volte a ter a preponderância. Queremos que funcione como um só. Não nos podemos dar ao luxo de no mesmo espaço territorial, dois territórios amplamente antagônicos”.

Caso obtenha um resultado feliz nesta eleição destaca que “inicialmente a preocupação vai debruçar-se sobre o funcionamento da estrutura. Até então nada tinha sido realizado, mas nós entendemos que como juventude partidária, como parte de uma sociedade caracterizada pela irreverência e como responsável por integrarmos um partido como o PS, nós devemos mais do que fazer avaliações sobre os problemas, encontrar soluções”.

Acrescenta ser fundamental “estar atento, estar próximo da população, compreender as suas necessidades e nos locais próprios apresentar soluções para que estas sejam implementadas”.

Elogia o trabalho realizado pelo seu antecessor na liderança da Juventude Socialista de Paredes, Luis Garcia, recordando que “ele conseguiu afirmar a estrutura e consegue-se observar no amplo reconhecimento que tem no partido socialista”. “Assumo a estrutura numa altura em que ela está em franco crescimento e foram os quatro anos mais desafiantes da minha vida. Cresci sobretudo pela quantidade de pessoas bem preparadas, exigentes e intelectualmente muito bem desenvolvidas que encontrei nesta juventude socialista”.

“Faço um balanço muito positivo do meu trabalho, a estrutura consolida-se com um quadro valiosíssimo que oferece uma qualidade indelével ao Partido Socialista local mas também do ponto de vista nacional, estando preparado para enfrentar qualquer tipo de desafio”.

Na última Assembleia Municipal, o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida elogiou o trabalho, empenho e dedicação de Armando Leal e declarou total apoio a esta candidatura “cada vez mais fico surpreendido com a qualidade das tuas apresentações, só espero que a JS a nível distrital saiba reconhecer a teu valor”.

Finaliza convidando “todos os interessados, em particular os militantes da Federação Distrital do Porto da Juventude Socialista, a comparecer na Sessão de Apresentação Pública da Candidatura “Porto com Norte”, que decorrerá no próximo dia 21 de outubro (sábado), às 15h00, no Auditório do Centro Paroquial de Louredo, na freguesia de Louredo, Paredes”.