Finalistas a Bordo! 300 alunos celebram fim do ano em barco no Douro

O Município de Paredes celebrou com os finalistas do 12.º ano, de todas as escolas do concelho, a conclusão do ensino secundário, no dia 15 de junho. 

A atividade “Sunset no Douro” teve como objetivo promover a igualdade de oportunidades no acesso à celebração do final desta etapa estudantil aos cerca de 300 alunos. Alunos dos Agrupamentos de Escolas de Paredes, Lordelo, Rebordosa, Sobreira, Baltar, Vilela, Cristelo, mas também da Casa Mãe, da CESPU e do CFPIMM marcaram presença no evento.

A viagem de barco durou cerca de três horas e levou alunos, funcionários das escolas e equipa da Câmara Municipal de Paredes numa viagem pelo Douro que passou pela Baixa do Porto, pela Foz e por Gondomar.

A representar o Agrupamento de Escolas Daniel Faria de Baltar, o finalista Pedro Dias elogiou “toda a organização do evento e é uma forma de concluir esta etapa da minha vida de uma forma feliz e junto dos meus amigos”.

Finalista do Agrupamento de Escolas de Cristelo, Rita Silva, afirmou: “estamos a festejar o último ano de uma etapa e acho importante haver este tipo de celebrações. É bom estar aqui e poder descansar porque os exames estão à porta, mas com organização nós conseguimos tudo”. Elogiou ainda a aposta de incluir todas as escolas do concelho pois assim “conseguimos ver a diversidade que todas as escolas e assim podemos compartilhar experiências”.

O Agrupamento de Escolas de Lordelo também não faltou à festa e Rui Sousa abordou que é importante este tipo de iniciativas para “ficar a conhecer melhor os meus colegas de outras escolas e nunca se sabe o dia de amanhã… É sempre importante incluir todos nestes eventos e temos de aproveitar dias como estes”.

O Presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Paredes, Filipe Costa agradeceu à Câmara Municipal de Paredes o convite e destacou que “esta é uma forma excelente de encerrar um ciclo. Tivemos um bom divertimento e um cenário magnífico.” Acrescentou ainda “é uma honra ver os alunos aqui reunidos. É uma sensação de objetivo cumprido pois acredito que os alunos da minha escola votaram em mim para ver os seus desejos realizados e com o Município de Paredes é tudo mais fácil”.

Marco Paiva e Inês Garcez participaram na atividade pelo Agrupamento de Escolas de Vilela. Marco começou por agradecer “a oportunidade dada a todas as escolas do concelho. Está um ótimo ambiente, está uma bela tarde com uma ótima música e companhia”. Inês afirmou que “esta atividade é excelente pois estamos a conviver com alunos de outras escolas” e agradeceu às funcionárias “que se deslocaram das escolas e nas suas folgas para se juntarem a nós”.

Do Agrupamento de Escolas de Sobreira, a finalista Margarida Moreira enalteceu que “não é todos os dias que recebemos um convite destes. É uma ideia muito criativa e original por parte das pessoas que estiveram envolvidas. Estou a achar o evento magnífico, até superou bastante as minhas expectativas. Está a haver uma forte ligação de companheirismo e união e penso que isso seja o mais importante”.

O Colégio Casa Mãe também marcou presença no “Sunset no Douro” e Pedro Marques afirma que também o ensino privado estar representado “é importante, para mostrar um senso de união entre todas as escolas. Mostrar que está aqui um pedacinho de cada canto”. “Quando recebi o convite fiquei muito feliz. É raro aparecer este tipo de oportunidades e ainda por cima gratuitas e foi uma brisa de ar fresco, de repente estar num barco a interagir com pessoas da minha idade. Foi especial”.

Vitor Moreira, finalista da CESPU disse estar “muito grato pela oportunidade oferecida pelo Município de Paredes”. Lembrou ainda “é importante colocarem os estudantes a fazer coisas e estou a gostar muito desta atividade”.

Do CFPIMM, Centro de Formação Profissional das Indústrias de Madeira e Mobiliário, o finalista Paulo Barbosa destacou que o evento “foi marcante, divertido e muito especial”. Acrescentou ainda a sua satisfação por incluir também o ensino profissional no evento.

Leia a reportagem completa na edição do jornal “O Progresso de Paredes”, do dia 23 de junho de 2023, edição nº3564.