“Fins de Semana Gastronómicos” criam viagem de sabores pelo concelho de Paredes

Os Fins de Semana Gastronómicos, uma organização do Turismo Porto e Norte de Portugal, associando-se ao Festival de Jazz, na perspetiva da visitação do público, que passou um fim de semana diferente de cultura musical e gastronómica.

Para Beatriz Meireles, Vereadora da Cultura “Tivemos a oportunidade de sensibilizar os restaurantes e empreendimentos a promover aquilo que melhor nos distingue ao nível da gastronomia”.

No passeio pela gastronomia “escolhemos o cabrito assado no forno a lenha, acompanhado de arroz e batatas, para retratar os costumes locais. A sobremesa escolhida seguiu as tradições com escolha da sopa seca. Numa vertente mais atual, promovemos também o pão de ló ao forno como resultado de todo o trabalho que temos vindo a desenvolver em prol do desenvolvimento local e da valorização das tradições familiares. O tremoço foi outra das nossas apostas com vista à recuperação da identidade popular que assume os paredenses como os ‘Tremoceiros’”.

Os “Fins de Semana Gastronómicos” sentaram-se à mesa dos restaurantes aderentes “Casa do Baixinho” (Paredes), restaurante “Os Frades” (Vilela), Solar da Brita (Louredo), restaurante “Temos Pena” (Paredes), “Cozinha do Românico” (Baltar), “Cozinha da Terra” (Louredo), e Tasca do S’ Zé (Cristelo).

FOTO: Restaurante Temos Pena