Gala do Desporto 2023 premiou talento dos desportistas paradenses
Decorreu no passado dia 20 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Paredes a Gala do Desporto 2023.
Foram mais de três horas de espetáculo onde se premiou o talento desportivo de Paredes, numa emissão transmitida nas redes sociais que conta com mais de dezoito mil visualizações.
A festa do desporto teve a condução de Cândido Costa e Mónica Moreira e contou ainda com a presença do conservatório de música que acompanhou a gala e também com a atuações da artista paredense Jessica Nogueira.
Este ano a Câmara Municipal de Paredes homenageou 170 personalidades que se distinguiram no desporto na época 2022/2023. São atletas, treinadores e dirigentes que na última temporada desportiva alcançaram títulos regionais, nacionais e internacionais nas diversas modalidades: Artes Marciais/Desportos de Combate, Andebol, Atletismo, Boccia e Petanca, Ciclismo, Columbofilia, Desporto Adaptado, Desporto Motorizado, Futebol e Futsal, Ginástica, Golfe, Hóquei em Patins, Patinagem Artística, Polo Aquático, Ténis de Mesa e Xadrez.
Alexandre Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Paredes foi responsável pelo primeiro discurso da noite onde destacou “homenagear paredenses que se destacaram por qualquer uma das modalidades que aqui vão ser agraciadas, ou homenagear paredenses por qualquer outro feito que façam elevar o nome do Município de Paredes, é para nós um grande orgulho”. O autarca referiu, ainda, que o “desporto é um dos pontos de atuação que tem permitido alavancar notoriedade do Concelho, e prova disso é o esforço que temos feito para melhorar as condições das Associações através de apoios, e o esforço que fazemos para melhorar as nossas infraestruturas”.
Segundo o autarca de Paredes, “a Gala do Desporto 2023 é, ainda, uma oportunidade e um estímulo para que os homenageados prossigam os seus objetivos e conquistem pódios. Sentimos enorme orgulho nestes paredenses que representam Portugal”.
Depois seguiu-se a premiação dos mais de cento e setenta atletas, treinadores e dirigentes nos vários desportos.
Na categoria ‘Artes Marciais Desportos de Combate’ venceu Afonso Ferreira, André Barbosa, André Melo, André Santos, Afonso Ferreira, Arthur Marques, Rodrigo Dias, Catarina Sousa, Daniel Leão, David Moreira, Diogo Coelho, Diogo Ferreira, Francisca Soares, Francisco Silva, Gonçalo Ferreira, Luís Morais, Marcos Pinto, Nuno Reis, Paulo Rocha, Pedro Morais, Rafael Silva, Sílvia Coelho, Soraia Silva e Sofia Rocha.
Seguiu-se o Andebol onde foram premiados os Sub-14 e Sub-16 Feminino de Andebol de Praia do CAB, Sub-16 Feminino e Masculino do CAB, CAB Sénior Feminino, Sub-14 Feminino e Masculino PROMOV Rebordosa Andebol, Sub-16 Feminino PROMOV Rebordosa Andebol, Ana Filipa Sousa, Clara Silva e Pedro Ferraz.
No atletismo subiram ao palco para receber o prémio Bruno Silva, Bruno Coelho, FURFOR, Leonor Matias, Maria Silva, Patrícia Ribeiro, Paulo Barbosa, Ricardo Almeida e Telma Sousa. Já na Boccia e Petanca foram Agostinho Mendes, Manuel Santos, Junta de Freguesia de Lordelo Equipa 1 e 2,Junta de Freguesia de Rebordosa, Junta de Freguesia de Sobreira, Bruno Moreira, Carlos Ferreira, Paulo Bessa e Márcio Araújo e António Meira, Joaquim Ferreira e Manuel Oliveira.
Na Columbófila venceram os Lobos Racing Pigeons, Hugo Costa e Vítor Ribeiro, já na modalidade de Desporto Adaptado foi a APD, EMAÚS, Elsa Moreira, Marco Almeida, Ricardo Moreira e Vasco Dias. Na Ginástica venceram o troféu Carolina Campos, Mafalda Teixeira, Verónica Dulina e Carolina Cunha.
Sobre as rodas do Ciclismo os premiados foram António Sousa, César Fonte, Diogo Barbosa, Diogo Sousa, Dinis Freitas, Equipa de Ciclismo na Escola BTT, Francisca Teixeira, Guilherme Ribeiro, José Sousa, Luís Mendonça, Mariana Silva, Rafael Durães, João Monteiro e Jonathan Montoya.
Na categoria de Desporto Motorizado destacou-se o talento de Filipe Ribeiro, João Barros, Pedro Pimenta, Joaquim Rocha, José Paulo Sousa, João Barros, Liliana Barros, Ricardo Gonçalves e Rogério Sousa. No Golfe quem deu as melhores tacadas do ano foram Afonso Pinto, Diana Pacheco, Elisa Garcez, Francisca Rocha, Hugo Ferreira, Miguel Cardoso, Miguel Pinheiro, Pedro Afonso Mendes, Rui Meireles, Tomás Bessa e Tomás Ribeiro.
O ‘Futebol e Futsal’ premiaram o A.D.R.C.S. Besteiros, Sub-15 Feminino, Sub-17 Masculino e os Sub-19 Aliados de Lordelo, Aliados de Lordelo Sénior Feminino, André Moreira, Gonçalo Sousa, Inês Couto, José Mota, Juventude Académica de Vila Cova, Lúcia Alves, Luana Bessa, Maria Leonor Pinto, Mariana Ferreira, Clara Lima, Martim Nunes, Mauro Couto, Real Clube de Beire, Sofia Cruz, USC Paredes, Rodrigo Neto e Vasco Sousa.
Quem venceu na categoria ‘Hóquei em Patins e Patinagem Artística’ foram Afonso Sousa, Afonso Venda, Bernardo Mendes, Carlos Ramos, Gabriela Vitória, Guilherme Moreira, Leonor Sousa, Maria Liz Soares, Martim Sousa, Rafael Bessa, Rafael Nogueira, Rita Rocha Coelho, Sub-13 CP Sobreira e CP Sobreira Equipa Sénior.
No Pólo Aquático os premiados foram Afonso Gomes, Sub-16 Masculino Paredes Water Polo, Rui Ferraz, Tomás Moreira, Xavier Sousa, Ricardo Teixeira e a Equipa Sénior Paredes Water Polo.
Afonso Almeida e Tiago Frutuoso fizeram xeque-mate e levaram o troféu na área do Xadrez.
O Município atribuiu também os Galardões de Ética e Valores no Desporto à ADPA – Associação Desportiva de Paredes com o Projeto “Patins sem preconceito”; ao Imperial Sport Clube Sobreirense com a iniciativa “Banco de Chuteiras”; ao União Sport Clube de Paredes com o Projeto “Respeito, essa é a regra!”; à Casa Adriano Astromil Clube com a certificação da entidade “Semear a ética nos Jovens Atletas para colher adultos com Valores” e ao Aliados FC Lordelo com o Projeto “(Des)igualdade de género”.
Nos Prémios de Alto Prestígio, os mais importantes da noite foram entregues a cinco personalidades/entidades que se destacaram ao longo de uma vida pelo progresso do desporto no concelho de Paredes.