24 Janeiro, 2025

Tiago Silva vence Bombeiro de Ferro 2023 no seu escalão

A670D9BE-85A0-482A-8B07-A450408147D4

Decorreu na cidade da Maia, depois de no ano passado Paredes ter recebido a competição, o ‘Bombeiro de Ferro 2023’ nos dias 14 e 15 de outubro.

A prova Bombeiro de Ferro, pretende, num ambiente de salutar de convívio e competição entre bombeiros, dar a conhecer à população, algumas das atividades desenvolvidas no seu dia-a-dia destacando a condição física, técnica e psicológica inerentes ao desempenho das diversas missões que estão atribuídas aos Bombeiros Portugueses.

Tiago Silva, Bombeiro no Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, antigo Bombeiro Voluntário em Paredes, em entrevista ao Progresso de Paredes falou sobre a experiência na competição.

Começa por destacar que “participar no Bombeiro de Ferro este ano foi desafiante. Mesmo num local diferente, a vontade e ambição mantiveram-se, apesar de uma das estações da prova ser de extrema dificuldade”.

Os resultados não poderiam ter sido melhores para o bombeiro que reside no lugar de Besteiros, na freguesia de Paredes, visto que “conquistar o primeiro lugar no meu escalão e o terceiro lugar geral, mesmo participando à última hora, senti que alcancei com sucesso os objetivos que tracei”. Destaca ainda que os “prémios que recebi são fundamentais para a minha caminhada neste tipo de competições, pois motiva-me a repetir conquistas e melhorar a cada participação”.

Neste tipo de competição o espírito de convívio é sempre uma das principais vantagens para quem participa neles e Tiago afirma que o “contacto com outras corporações é enriquecedor, proporcionando convívio com bombeiros de diferentes lugares, alguns dos quais só encontro anualmente nesta competição”.

Sempre focado no que pode melhorar, Tiago Silva revela que a sua “participação de última hora e alguma falta de preparação específica, ao rever o vídeo da minha prestação, identifiquei vários pormenores a aprimorar para alcançar tempos ainda melhores”.

Destaca que esta é a “prova rainha e considerado o desafio do ano, consegui atingir os meus objetivos e senti que dei o meu máximo em cada segundo.Todo o apoio é fundamental e por isso estes prémios são também dos meus escolas e camaradas que participaram, família e amigos que do outro lado das grades estiveram a dar força e motivação para fazer a melhor prestação possível. Congratulo todos os participantes desta prova dura, por todo o empenho e dedicação”.

Finaliza elencando que embora “tenha competido apenas individualmente este ano, ao contrário do anterior, a conquista do terceiro e quarto lugar por equipas pelos meus camaradas a nível coletivo é motivo de orgulho para a nossa casa”.