José Carlos Barbosa saúda avanço nos estudos da Reabertura da Linha do Tâmega

A recente informação divulgada pela CP sobre a realização de estudos de procura para a modernização das Linhas de Leixões e do Tâmega representa um avanço significativo para a mobilidade da região.
A requalificação da Linha do Tâmega, em Amarante, abre caminho para o regresso do serviço urbano ferroviário, ligando Amarante ao Porto através da Linha do Douro. No entanto, este é também o momento ideal para avaliar a integração da Linha do Tâmega com a futura Linha do Vale do Sousa (Valongo, Paredes, Paços de Ferreira, Lousada, Felgueiras, Amarante), cujo estudo de viabilidade foi adjudicado pela Infraestruturas de Portugal (IP) em 2024.
Ao concretizar esta ligação e fechar o anel ferroviário com a Linha do Douro, será possível conectar, de forma eficiente, quase todos os concelhos do distrito do Porto por via ferroviária. Esta mudança representa uma verdadeira revolução na mobilidade regional, promovendo maior coesão territorial e acessibilidade.
O deputado José Carlos Barbosa sublinha que este é mais um passo rumo à criação de uma grande malha urbana ferroviária no distrito do Porto. “Mobilidade é liberdade e também garantia de igualdade de oportunidades,” afirma.
“O comboio sempre foi um símbolo de progresso. A sua chegada aos concelhos do Tâmega e Sousa é a peça-chave que falta para impulsionar o desenvolvimento tão necessário nesta região”, conclui José Carlos Barbosa.