22 Abril, 2026

Maurício Reis é o novo campeão nacional de tiro prático

IMG_3609

O Campeonato Nacional IPSC, um evento de tiro prático de nível III, ocorreu nos dias 22 e 23 de junho em Figueira da Foz.. O evento foi realizado no Clube de Tiro da Figueira da Foz e na Carreira de Tiro de Ferreira-a-Nova.

Maurício Reis é de Paredes e é representado pela Sociedade de Tiro do Porto tornou-se campeão nacional de tiro prático nesta competição. Em entrevista ao nosso jornal, o atleta falou sobre esta conquista.

Começa por explicar que esta conquista foi “uma sensação de euforia e de satisfação, apesar de já ter sido campeão nacional em 2016 e 2020. A competição está cada vez com uma maior evolução em termos de atletas e preparação dos mesmos, ao qual tive de fazer um grande esforço a todos os níveis para conseguir acompanhar o ritmo do nível competitivo.Por isso não poderia estar mais satisfeito, dado que a maior realização que podemos atingir é quando nos preparamos e somos bem sucedidos”.

Mauricio Reis revela que para esta competição “tive que trabalhar ainda mais o treino mental. Tive que aumentar e melhorar a condição física. Aumentar o número de treinos em carreira de tiro com fogo real. Aumentar o número de competições realizadas para conseguir gerir o stress competitivo e tive de aumentar o tempo dedicado ao tiro em seco”.

Segundo o atleta, um bom atirador de tiro prático deve ter “um grande espírito e vontade de superação pessoal. Ter a capacidade de lidar com frustrações e continuar a batalhar. Ter a capacidade de improvisar o máximo de exercícios de tiro em seco. Ter a capacidade de treinar todos os dias e reconhecer os pontos menos bons. Ter a capacidade de quando te dizem para sair com os amigos ou diversões que te desviem do foco, pensar apenas no treino e recusar. Ter um grande cuidado quer com a dieta quer com a saúde e inevitavelmente com o treino físico”.

Quanto aos planos para o futuro, Maurício explica que “consegui vencer a taça de Portugal e o campeonato Nacional, agora é continuar a batalhar para participar e representar a seleção nacional no campeonato do Mundo que se vai realizar na África do Sul. Desta forma torna-se fundamental criar parcerias de patrocínios para que eu possa ajudar a elevar o nome das empresas que me queiram acompanhar nesse desafio e eu melhorar o meu ranking a nível europeu e mundial.

Ao terminar, Maurício Reis agradeceu aos patrocinadores e à Câmara Municipal de Paredes por “me acompanharem e ajudarem nesta longa jornada”.