Miguel Pinheiro é o novo Presidente da Associação de Estudantes da ESParedes

Miguel António Silva Pinheiro nasceu a 17 de março de 2006 e reside em Paredes.

A Escola Secundária de Paredes escolheu no dia 12 de janeiro, a nova liderança da Associação de Estudantes. A vencedora foi a Lista SR. A Lista liderada por Miguel Pinheiro arrecadou 750 votos, contra 467 votos da adversária Lista M. Houve ainda 24 votos brancos e 63 votos nulos. Votaram 1304 eleitores dos 1431 alunos aptos para a votação.

Miguel Pinheiro tem uma vida profissional muito preenchida onde é de realçar a sua presença no ranking mundial dos melhores golfistas do planeta. Mesmo assim, candidatou-se à Associação de Estudantes “porque era um objetivo meu e acredito que vou melhorar profissionalmente e como pessoa. A liderança trouxe-me coisas boas mas também coisas más. Destaco positivamente as pessoas que conheci”.

O Presidente da Associação de Estudantes explica que a sua candidatura já é um sonho antigo “ desde o meu sétimo ano que gostava de trazer algo diferente à escola. Foi no décimo primeiro ano que senti que faltava a voz ativa e perpétua. Vou confessar que a escolha da minha equipa foi difícil, pois vinte pessoas é um número muito reduzido. Apesar de sermos vinte, eu vou estar sempre ao lado dos quase mil e quinhentos alunos. É isso que me move e que eu vou tentar sempre defender”.   

As eleições em Paredes decorreram apenas este mês e Miguel Pinheiro destaca que isso o faz estar “ainda animado e em euforia. Eu sei que apesar de ter feito uma boas campanhas, a outra lista também o fez. Somos todos amigos, claro que existe uma rivalidade sim mas algo muito saudável. Estou extremamente orgulhoso do projeto que realizei com os meus membros”.       

O Plano de Atividades da Lista SR causou alguma controvérsia por ser demasiado ambicioso, mas Miguel acredita que essa foi a chave para a sua vitória “já começamos por realizar algumas medidas. Quarenta e cinco medidas são muitas? São, mas eu vou cumpri-las até ao fim”.

Destaca, ao longo da conversa, que a “positividade é a chave para o sucesso” e sente o peso da responsabilidade por ter tido 750 alunos a votarem na Lista de Miguel, representando 57,52% dos votos. O Presidente enaltece que “foi um voto de confiança muito grande e fiquei muito contente por ter obtido esse resultado. Sinto a pressão de ter que cumprir todo o Plano de Atividades todo, mas se não me propusesse desde início e não me candidatasse, não sabia o que era o mundo da Associação de Estudantes e o que era fazer o melhor pela escola”.

Miguel Pinheiro finaliza enaltecendo que é o Presidente de 1431 alunos e não apenas de quem votou nele “todos os alunos vão ser sempre a nossa prioridade, sempre”. 

Pode consultar a entrevista completa em vídeo, ao Presidente da Associação de Estudantes da Escola Secundária de Paredes, no Facebook e no Instagram do nosso jornal.