Ministra Marina Gonçalves visitou obras de habitações sociais em Paredes

A Ministra da Habitação, Marina Gonçalves visitou em Paredes, as obras para 23 habitações novas, no âmbito do 1º Direito/PRR destinadas ao alojamento da comunidade cigana, e às obras de reabilitação de 30 alojamentos para a Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT). Serão alojadas nessas habitações cerca de oitenta pessoas.

Na freguesia de Cristelo, a ministra visitou o “bairro camarário”, onde vão ser reabilitadas 55 habitações, no âmbito do 1º Direito/PRR. 

A Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues também esteve a acompanhar as visitas juntamente com Alexandre Almeida, Presidente do Município, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Elias Barros, os Vereadores Beatriz Meireles, Tânia Ribeiro e Renato Almeida, a vogal do IHRU, Cristina Matela e os presidentes de junta de Paredes e de Cristelo, Artur Silva e José Rodrigues.

Marina Gonçalves, Ministra da Habitação destacou “aquilo que estamos aqui a construir é a garantia da inclusão, da integração e de um projeto comunitário. O que nós vamos garantir é que as famílias da comunidade cigana que não vivem em condições dignas possam viver com elas”.

Estas habitações em construção visam dar uma habitação digna a cerca de 20 famílias da comunidade cigana que à data de hoje vive em barracas sem as condições desejáveis de habitabilidade. Há mais de 20 anos que a situação tem vindo a ser debatida no concelho e nos últimos dois anos foi feito um trabalho de proximidade junto destas pessoas para garantir que as habitações novas dariam resposta às suas necessidades. 

A demolição das barracas que se encontram no centro da cidade está prevista para a segunda metade de 2024.