Novembro termina com novidades no nosso jornal. O Progresso de Paredes dá as boas-vindas à nova correspondente, Isabela Sousa. A beirense é a nova responsável por lhe trazer as notícias, desta freguesia do concelho de Paredes.
Quem é Isabela Sousa?
Olá, sou a Isabela Sousa, tenho 23 anos e sou estudante na área de Gestão de Empresas. Com muito orgulho, sou natural e residente em Beire, uma freguesia que me viu crescer e à qual dedico grande parte da minha energia e entusiasmo.
Nos últimos anos, tenho tido o privilégio de colaborar ativamente na nossa comunidade, especialmente no Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural de São Luiz, onde exerço funções como dirigente. Acredito que o voluntariado é uma das formas mais enriquecedoras de contribuir para o bem-estar coletivo e para o desenvolvimento da nossa terra.
A partir desta edição de O Progresso de Paredes, assumo o desafio de, quinzenalmente, trazer-vos as novidades da nossa freguesia. Pretendo dar visibilidade aos projetos, conquistas e histórias que fazem de Beire um lugar especial, ao mesmo tempo que abordo as questões e desafios que impactam o nosso dia a dia.
Será um espaço de partilha, reflexão e celebração daquilo que somos. Conto convosco, desse lado, para construir esta crónica que, acima de tudo, é para todos nós, Beirenses!
O Primeiro Artigo:
São Martinho em Beire: Uma Tradição que se Reafirma
A tradição mantém-se viva em Beire! Como já é habitual, dezenas de autocarros, que visitam a emblemática Feira de São Martinho, em Penafiel, fazem uma paragem na nossa freguesia para visitar o icónico Santinho de Beire. Este ano não foi exceção, e, nos últimos fins de semana, Beire recebeu centenas de visitantes.
Uma das grandes novidades deste ano foi a renovação da capela do Santinho de Beire. Este espaço, que é um dos mais visitados do concelho, ganhou uma nova vida graças à visão do atual Presidente da Junta de Beire. Com sensibilidade e inteligência, decidiu realizar uma obra que, não só trouxe mais dignidade ao local, como também prepara a freguesia para acolher ainda mais visitantes nos próximos anos.
A nova capela, agora mais bela e acolhedora, tornou-se um ponto de paragem obrigatório, enaltecendo a tradição, a fé e a hospitalidade que caracterizam Beire. Um exemplo de como se pode valorizar o património local, preservando a história e potenciando o futuro.
Beire continua a ser um destino de eleição nesta época festiva, afirmando-se como um ponto de encontro para quem procura tradição, espiritualidade e um ambiente acolhedor. Que esta tradição perdure por muitos anos!