No dia 13 de outubro, decorreu a edição de 2024 da Gala do Desporto de Paredes, que pretendeu reconhecer e valorizar publicamente todos os agentes desportivos que contribuem para o inegável sucesso desportivo do concelho de Paredes.
A Gala do Desporto contou com atuações de Nuno Couto, do grupo IDance Academy e do Conservatório de Dança do Vale do Sousa. O espetáculo foi apresentado por Jorge Gabriel e Carla Ascensão. Entre os convidados de luxo destaca-se Rosa Mota, campeã olímpica de atletismo.
Entre mais de quatrocentas inscrições, foram selecionados cento e cinquenta e sete atletas, dirigentes e clubes que se destacaram no panorama desportivo regional, nacional e internacional. Os vencedores pertecem a dezoito modalidades: Artes Marciais e Desporto de Combate, Andebol, Atletismo, Basquetebol, Boccia/Petanca, Ciclismo, Columbofilia, Desporto Adaptado, Desporto Motorizado, Ginástica, Polo Aquático e Natação, Futebol e Futsal, Golfe, Padel, Hóquei em Patins e Patinagem e Tiro.
Alexandre Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Paredes destacou que “o Municipio tem feito uma grande aposta no Desporto nas mais diversas modalidades. Têm sido desenvolvidos programas dirigidos aos mais novos, nomeadamente, o “Biciclar” e o “BTT na Escola”, onde todos os alunos do 1.º ciclo do Concelho têm a oportunidade de aprender a andar de bicicleta, mas também para os seniores, como o Programa “Diabetes em Movimento” e o “Mais Vida Ativa””.
Entre os premiados, destacam-se os vencedores do prémio Ética e Valores no Desporto que foram entregues à Associação Dínamo 80, pelo Projeto Karatenis do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude e pela Inclusão no Desporto, ao Rebordosa Atlético Clube, pela iniciativa Outubro Rosa e ao Sport Clube Nun’Álvares pela iniciativa Dezembro Solidário, pela Ética e Integridade no Desporto – Juntos construímos um mundo.
Este ano, três personalidades foram agraciadas pelo Prémio Prestígio: Camilo Silva, Emanuel Moreira e Bruno Jesus.
O evento encerrou com a entrega da candidatura de Paredes, a cidade europeia do desporto em 2026.
Alexnadre Almeida destacou que “Paredes merece ser Cidade Europeia do Desporto. Somos um concelho que tem uma das populações mais jovens do pais e ativa. Temos 5% da nossa população a praticar desporto e já somos cerca de 90 mil atletas federados”, adiantou.