Concerto. A Igreja Matriz de Senande, em Aguiar de Sousa, Paredes, acolhe neste sábado o terceiro concerto do Projeto Young Guitar Masters no Município de Paredes. A entrada é livre.

António Orlando – texto

O jovem guitarrista Gonçalo Moreira é o protagonista do último concerto no município de Paredes do Projeto Young Guitar Masters.  O espetáculo agendado para amanhã começa às 21h30.

O projeto Young Guitar Masters, que se estende ao longo de vários momentos no ano e chegará a vários locais do país, iniciou-se na Cidade de Guimarães, no passado mês de agosto e nos últimos meses assentou arraiais no concelho de Paredes. “Depois do Município de Paredes, é a região da Bairrada que recebe este projeto em crescimento. O nosso muito obrigado ao Município de Paredes que tão bem recebeu este projeto”, explica fonte da Associação 3M.

Fundado em Guimarães, organizado e promovido pela Associação 3M, o Young Guitar Masters é um projeto colaborativo que promete abrir portas nacionais e internacionais a jovens guitarristas portugueses.

Levar a guitarra a todo o território nacional, criar um circuito regular de concertos de guitarra clássica em Portugal e apoiar e promover jovens guitarristas portugueses em início de carreira são objetivos fundamentais deste projeto.


Além de dar a conhecer o trabalho de artistas em emergência, o Young Guitar Masters também tem a missão de valorizar e divulgar o património cultural e nacional. “Trata-se de uma iniciativa destinada a jovens guitarristas portugueses ou residentes em Portugal em início de carreira, sendo que os concertos irão decorrer em locais emblemáticos e históricos das várias cidades”, acrescenta a organização do Young Guitar Masters.

Os concertos contam com o apoio da Câmara Municipal de Paredes, Capela da Quintã (Baltar), Associação de Solidariedade Social dos Professores – Casa da Torre (Sobrosa) e Igreja de Senande (Aguiar de Sousa).

Biografia

Gonçalo António Magalhães Moreira nasceu a 17/03/2000, em Paredes. Iniciou os seus estudos musicais com 10 anos na ARTÂMEGA- Academia das Artes do Marco de Canavezes, onde estou com os Professores Ricardo Oliveira, Rafael Macedo e Daniel Lemos.

Em 2016, participou num estágio realizado pelo Conservatório Calouste Gulbenkian, sendo dirigido pelo Professor Rui Gama. 

Foi, por inúmeras vezes, músico convidado pela Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, sendo o Maestro Titular Hélder Magalhães.

Realizou Masterclasses com os Professores Nuno Cachada (Portugal), Ricardo Abreu (Portugal), Dejan Ivanovich (Croácia), Ricardo Barceló (Uruguai) e Anton Baranov (Rússia).

Neste momento, encontra-se a completar o 8º grau de Guitarra no Conservatório de Música de Paredes na classe de Guitarra do Professor Daniel Lemos.

Noticia da edição de 18 de janeiro de 2019 do jornal Progresso de Paredes. Mantenha-se informado. Assine o jornal mais antigo da Sua Terra.