Regressou o Festival de Folclore Rancho de Gandra

No passado dia 10 de setembro, o Rancho de Gandra voltou a organizar o Festival de Folclore, o trigésimo nono deste grupo de rancho.

Organizado pelo grupo de rancho local, participam ainda nesta festival o Rancho Folclórico da Carregueira – Chamusca; o Rancho Folclórico Danças e Cantares das Marinhas – Esposende; Rancho Folclórico de Alpiarça; e Rancho Folclórico da Afurada.

Silvia Sá Pinto, Presidente da Junta de Freguesia de Gandra, não pode comparecer no evento mas garante que esteve “Longe, mas sempre com o Rancho Folclórico de Gandra. O Festival foi num sítio especial na Ponte da Pica em Vilarinho. Parabéns a todos os que colaboraram, aos ranchos que nos visitaram, em especial à D. Margarida, pelo amor e dedicação ao rancho”.

Armando Leal, em representação da Junta de Freguesia, salientou que o grupo é “Embaixador da cultura, dos costumes e da tradição da nossa freguesia, figuram como legítimos representantes da nossa etnografia junto das gentes que hoje nos visitam, do norte ao sul do país: das Marinhas à Afurada até ao Ribatejo, da Chamusca e Alpiarça. Enalteceu ainda o local onde decorreu o evento junto à Ponte da Pica, “esta zona que privilegia a agricultura foi outrora lugar de poços e moinhos para o trabalho das culturas do linho e do milho. É, indubitavelmente, um dos berços da nossa identidade”. Finaliza garantindo que a “Junta de Freguesia de Gandra encetará os esforços necessários para o efeito, de modo a afirmar a história e identidade da nossa população”.

A Junta de Freguesia de Gandra afirma em nota nas redes sociais “Revestido de elevada importância na promoção das tradições e dos costumes locais, o Folclore deve ser promovido para a preservação da identidade dos povos e, nesse sentido, a Junta de Freguesia de Gandra prontificou-se de imediato a apoiar a organização deste festival”.