Afonso Sousa e Cristiana Oliveira brilharam na Taça da Europa na Solo Dance

Espaço Atleta

Nesta rubrica iremos analisar o “progresso” da formação de jovens atletas, no desporto concelhio.

Afonso Sousa e Cristiana Oliveira brilharam na Taça da Europa na Solo Dance

A Associação Desportiva de Paredes (ADPA) conquistou uma medalha de prata e uma medalha de bronze na Taça da Europa, na especialidade de Solo Dance, a decorrer na Croácia de 29 de outubro a 6 de novembro. 

Afonso Sousa ficou em segundo lugar no escalão Júnior e Cristiana Oliveira conquistou o terceiro lugar na categoria sénior.

Afonso Sousa diz “tive novamente o prazer de representar as cores do meu País ao mais alto nível. Acima de tudo, retiro desta prova que o trabalho recompensa e que não devemos desistir custe o que custar, sempre acreditar naquilo que somos capazes e continuar a evoluir para o que vier”.

Cristiana Oliveira destaca que “a minha participação na Taça da Europa foi muito positiva. Fiquei satisfeita com o resultado que obtive e com as duas provas que realizei. Claro que há sempre aspetos a melhorar, mas, no geral, sinto-me feliz com o que alcancei”.

Faz uma avaliação muito positiva sobre a sua participação e afirma que foi “para a Taça consciente de que seria uma competição difícil, com uma concorrência forte e com muita qualidade. Na primeira prova (style dance), obtive o 4º lugar com uma diferença de menos de 2 décimas para um lugar no pódio e foi muito bom ter percebido que era possível lá chegar. No entanto, na segunda prova (free dance), com a queda, pensei que já não conseguiria subir, mas as notas obtidas na free dance foram muito boas e consegui alcançar o 3º lugar. Confesso que foi inesperado, mas muito recompensador de todo o trabalho efetuado ao longo da época”.

Diz que já “é habitual treinarmos 5 dias por semana, cerca de 1h30min por dia de patins, mais preparação física. Com a aproximação das competições, começamos a aumentar a carga horária e a intensidade dos treinos, e costumamos fazer simulações de prova, para treinarmos da forma mais semelhante possível à competição e de forma a estarmos preparados para a exigência da mesma”.

Quanto aos planos para o futuro evoca que “o plano é descansar e recuperar desta época. Agora a ADPA está a preparar o Espetáculo de Natal, que realizamos todos os anos, e o foco está, precisamente, aí para que possamos apresentar um espetáculo bonito e com qualidade. Posteriormente, com a cabeça mais “fria” e em conjunto com o meu treinador, Filipe Sereno, irei tomar a decisão de continuar nesta modalidade tão especial para mim ou se será tempo de terminar a minha carreira”.

A Câmara Municipal de Paredes felicitou “os atletas, equipa técnica e direção da ADPA pelos bons resultados alcançados. Parabéns e votos de muito sucesso”.