No dia 3 de novembro, decorreu o Showroom Empreendedoras em Basileia, na Suíça. A iniciativa, que já vai na sua quinta edição, foi criada pela empreendedora natural do concelho de Paredes, Andreia Moreira Oliveira. A vilelense nasceu a 9 de outubro de 1988 e já está a viver na Suíça há 11 anos.
Andreia juntamente com outra Andreia, Elsa Ferreira e Susana Teixeira, tornaram este sonho realidade. A ideia surgiu da vontade de dar a conhecer os negócios de portugueses e lusófonos, numa plataforma que destaca a diversidade e o talento da comunidade empreendedora.
Andreia Moreira Oliveira explica como tudo começou: “Eu adoro estar com pessoas, partilhar experiências e conhecimentos. Esta ideia do Showroom surgiu quando conheci duas empreendedoras portuguesas, Elsa Ferreira e Andreia da Quinta, ambas com negócios de vestuário. Senti a necessidade de as dar a conhecer a Basileia, uma vez que elas são do cantão de Solothurn. Para mim, foi incrível poder consumir Portugal na Suíça, e assim organizamos o nosso primeiro Showroom Empreendedoras, que, para além de nós três, contou com mais sete participantes. Ao longo desta jornada, que já conta com cinco edições, a Susana Teixeira juntou-se à organização”.
O evento, que começou de forma modesta, foi ganhando notoriedade ao longo dos anos. “Algo que nos impactou profundamente foi ouvir dos visitantes e empreendedores que, naquele espaço, sentiam Portugal. Diziam que estavam em Portugal, que respiravam Portugal”, partilhou Andreia.
Um dos grandes atrativos do Showroom Empreendedoras tem sido a gastronomia. O evento consegue unir o melhor da culinária portuguesa e brasileira, cativando o público com uma mistura única de sabores. “Acredito que seja a fusão perfeita. Para nós, portugueses, é comum consumir a gastronomia do Brasil, e foi o que fizemos neste evento. Pão de queijo, coxinhas e brigadeiros foram alguns dos produtos mais procurados. E, claro, num evento português não podem faltar os petiscos típicos. As bifanas, por exemplo, fizeram um enorme sucesso”, destacou Andreia.
Os pequenos negócios têm ganho cada vez mais relevância no mercado e por isso este tipo de iniciativas são cada vez mais importantes. “O mundo está em constante evolução, e nós, empreendedores, se queremos crescer e evoluir, devemos apostar em networking. Hoje em dia, tudo se faz com um telemóvel, e tudo se consome através de dispositivos eletrónicos. No entanto, sentimos que muitos empreendedores ainda têm dificuldade em se adaptar a estas mudanças. É aqui que o Showroom Empreendedoras tem um papel fundamental, oferecendo apoio e impulso para que pequenos negócios possam crescer”, explicou.
Após o sucesso das edições anteriores, a equipa organizadora já pensa na próxima edição. “Agora estamos numa fase de descanso. Um evento desta magnitude exige muito do nosso tempo e criatividade. Mas, sim, já estamos a planear a sexta edição, que poderá contar com mais de 100 empreendedores. O segredo para saberem mais será estarem atentos às nossas redes sociais”, revelou Andreia.
Sem criar grandes expectativas, a organização prefere deixar as ideias fluírem naturalmente. “Há sempre pontos que podemos melhorar, mas num evento desta magnitude, esses detalhes tornam-se pequenos. O importante é continuar a crescer e proporcionar uma experiência única tanto para os empreendedores como para os visitantes”, concluiu Andreia Moreira Oliveira.
Todos os anos o Showroom Empreendedoras se junta a uma causa solidária, para ajudar uma criança com necessidades especiais, doenças raras e a sua família.
Este ano, os Empreendedores juntaram-se para a causa: “Vamos ajudar o pequeno Duarte”, um bebé que nasceu com uma imunodeficiência rara, ligada ao cromossoma X, e existem apenas 150 crianças com esta doença no Mundo. Em Portugal, o Duarte é o primeiro bebé com esta doença.