No dia 20 de junho decorreu o trigésimo terceiro aniversário da elevação de Paredes a cidade.
A festa começou logo ao início da manhã, com o disparo de 33 morteiros no Parque da Cidade. A Arruada de Bombos, com a participação dos grupos da freguesia, Bitarães, Gondalães, Madalena e Vila Cova de Carros, ocorreu ao início da noite e juntou centenas de pessoas nas ruas da cidade de Paredes.
A Junta de Freguesia de Paredes proporcionou um convívio com a população com porco no espeto e bifanas servido no centro do Parque José Guilherme, com atuação do Grupo de Concertinas Amigos da Saudade de Mouriz.
Para melhor compreender a importância desta celebração e refletir sobre o passado, o presente e o futuro da principal cidade do nosso concelho, convidamos o Presidente da Junta de Freguesia de Paredes a dar uma entrevista ao nosso jornal.
Artur Silva, tem 69 anos de idade e vive em Paredes há 40 anos. Ele é casado e tem dois filhos. Trabalhou nas finanças de Paredes como adjunto de chefe e aposentou-se em 2014 como chefe das finanças de Penafiel. Foi Presidente da Associação de Pais da EBS de Paredes. Na sua trajetória política, foi secretário da Junta de Freguesia da Madalena, membro da Assembleia de Freguesia e, em 2017, foi eleito Presidente da Junta.
O Presidente da Junta de Freguesia começa por explicar a sua chegada a Paredes. “Vim viver para Paredes em 7 de Julho de 1984 e trabalhar para a Repartição de Finanças, sempre me senti em casa graças ao bom acolhimento dos colegas e dos paredenses em geral, sempre mantive boas relações com todos os contribuintes que atendi e foi para mim muito gratificante, quando em 2017 me candidatei pela primeira vez a Presidente da Junta de Freguesia de Paredes, no contacto porta a porta, ver o reconhecimento de muitas pessoas que guardavam boa memória da forma como os atendia quando funcionário das finanças”.
Quando questionado sobre a importância do 33º aniversário da elevação de Paredes a cidade afirma que “os paredenses gostam da sua Terra e sentem-se orgulhosos com o progresso da sua Cidade! Eu como Presidente da Junta e todo o Executivo, em parceria com o Presidente da Câmara e seu Executivo, temos vindo a celebrar esta data, aniversário da elevação de Paredes a Cidade , que ocorreu em 20 de Junho de 1991, com Orgulho e felicidade como uma família que tem um filho e celebra o seu crescimento. Tem sido nosso propósito tornar esta Cidade maior, mais acolhedora, mais dinâmica, mais bela, mais cultural, com melhores infra-estruturas e nesta data todos são convidados a partilhar um pouco da felicidade deste percurso, sempre cientes de que esta Cidade é uma jovem de 33 anos e o seu futuro, com a colaboração de todos, será certamente brilhante.”
Leia a reportagem completa na edição do jornal “O Progresso de Paredes”, do dia 14 de junho de 2024, edição nº3588.