Conheça as três mulheres que lideram juntas de freguesia em Paredes

O caminho para a igualdade de género ainda é longo,  porém hoje em dia já podemos ver cada vez mais mulheres no mundo da política. Por isso fomos conhecer as três presidentes de junta que lideram Gandra, Rebordosa e Vilela.

Silvia Sá Pinto – Presidente da Junta de Freguesia de Gandra

Nasceu a 15 de Novembro de 1979 e é natural de Gandra, freguesia onde sempre viveu. Assumiu recentemente a liderança da freguesia de Gandra após a renúncia de José Mota.

Foi catequista na igreja da sua cidade e ainda monitora em acampamentos dos Missionários do Espírito Santo.

Completou o curso de Contabilidade e Administração pelo ISCAP. Começou o seu percurso profissional, como administrativa numa das maiores empresas de Gandra, durante o seu percurso universitário. Atualmente, desempenha funções como Técnica Oficial de Contas.

Salomé Santos – Junta de Freguesia de Rebordosa 

Salomé Santos é natural de Rebordosa, é advogada, presidente de junta, mãe e esposa.  

Confessa sacrificar algum do tempo que teria para a sua filha de nove anos, para abraçar a causa pública, mas que lhe quer deixar um exemplo e um lugar melhor para viver.

Faz parte do executivo da junta da sua freguesia desde 2009, onde começou como secretária. Hoje lidera uma das cidades do concelho e falou-nos sobre o papel da mulher e o que ainda há por fazer a nível de igualdade de género.

Mariana Machado Silva -Presidente da Junta de Freguesia de Vilela 

Mariana Machado Silva, advogada, é a primeira mulher presidente de junta em Vilela, orgulha-se de ter aberto este caminho e acredita que de futuro quando houver candidatos ou candidatas os eleitores já não olhem ao género.

Agora no seu segundo mandato, tem aberto o caminho à participação feminina nesta freguesia, pois tem uma equipa composta por várias mulheres, incluindo Cátia Gonçalves enquanto Presidente da Assembleia de Freguesia. 

Saiba mais em:

As três mulheres responderam a várias questões, sobre a mulher na política. Leia a reportagem completa na edição em papel, do dia 17 de março de 2023, número 3557, do jornal “O Progresso de Paredes”.