Espaço Atleta: Hélder Leal brilha nos Sub-19 do União e já treina com a Equipa A

Espaço Atleta

Nesta rubrica iremos analisar o “progresso” da formação de jovens atletas, no desporto concelhio.

Hélder Leal brilha nos Sub-19 do União e já treina com a Equipa A

Hélder Silvino Duarte Leal nasceu a 22 de agosto de 2006 e reside atualmente na cidade de Paredes. O jogador veste a camisola do União Sport Clube de Paredes.

O Médio Centro tem 1,87 m e pesa 73 kg. Começou a sua carreira desportiva no União Sport Club de Paredes em 2017. Entre 2018 e 2020 rumou ao Grupo Recreativo e Desportivo de Rans. Após a sua participação no clube de Penafiel regressou à equipa de Paredes onde se mantém atualmente.

Hélder Leal começa por analisar todas as conquistas que teve nos últimos anos e destaca que a sua trajetória tem “sido bastante positiva ao longo dos vários anos que cá estou tendo sempre sucesso nos diversos escalões de formação. Já o ano passado sendo sub17, integrei o plantel de sub 19 tendo estreado ainda nas primeiras jornadas do campeonato antes de ter uma lesão que me impediu de jogar uma grande parte da época, tendo ainda voltado já na reta final do campeonato e ainda na fase de subida pelos sub19”.

Este ano vai estar a competir pelo União Sport Clube de Paredes Sub 19 e afirma que “principal objetivo de todas as equipas que querem estar no topo é sempre ganhar o campeonato, e qualificar se assim para a fase de subida à nacional, e como é óbvio, os objetivos dos sub19 acabam por passar por isso mesmo, com todo o trabalho e empenho que vai ser necessário durante a época tenho a certeza que vamos alcançar aquilo que a equipa tem bastante capacidade, que é o campeonato e automaticamente a fase de subida”.

Hélder Leal elogia o ambiente vivido “entre os colegas e a equipa técnica. Tudo aquilo que envolve a relação entre equipa e como grupo a relação é muito boa, assim como a nível da equipa técnica que mantém uma ligação muito boa com os jogadores não deixando nenhum de parte, e de facto existe uma excelente ligação entre todo o grupo”.

Na terceira semana de setembro o médio juntou-se aos treinos da equipa principal do clube paredense onde afirma que estar ali “é uma ambição de todos os jogadores de formação chegarem à equipa sénior do seu clube que acaba por ser o patamar máximo, e era algo que já ambicionava a algum tempo, e como tal, foi de facto um orgulho poder participar nos treinos da equipa principal. Foi uma experiência bastante positiva, onde pude aprender e melhorar em vários aspectos que serão bastante importantes para o futuro”.

O jogador destaca que tem sempre o objetivo enquanto “jogador, e em todas as diversas situações da minha vida, pretendo alcançar sempre mais e mais não definindo assim nenhum limite, e espero assim chegar bastante longe naquilo que é a minha carreira futebolística e conseguir estrear me pela equipa sénior do clube onde jogo, e tornar me um jogador profissional”.