Espaço Atleta: Rafael Bessa é vice-campeão Europeu de Hóquei

Espaço Atleta

Nesta rubrica iremos analisar o “progresso” da formação de jovens atletas, no desporto concelhio.

Rafael Bessa é vice-campeão Europeu de Hóquei

Aos 22 anos o atleta natural da Sobreira jogou a final da Taça da Europa em Hóquei em Patins pela AD Valongo e é agora vice-campeão da Europa. 

Rafael Bessa começou a patinar desde os três ou quatro anos, aos cinco inicia-se no hóquei em patins pela Casa do Povo da Sobreira e aí percebeu que era o sonho que gostava de ver concretizado. 

Com cerca de 13 anos é chamado para a equipa de sub-12 da Associação Desportiva de Valongo, onde se manteve até ao presente. 

Desde cedo que percebeu que era este o seu sonho e dedicou-se a ele. Mas apostou nos estudos, agora licenciado em comércio internacional, confessa que ser jogador profissional de hóquei é um sonho tornado realidade, mas que preferiu pensar a longo prazo e investir na formação. Uma vez que a nível de sustentabilidade económica este sonho pode não ser muito viável. 

Para já, no último ano, só se dedicou ao hóquei mas tendo em conta que um atleta desta modalidade não tem o mesmo patamar salarial que existe no futebol, por exemplo, convém ter sempre uma salvaguarda e este jovem da Sobreira garantiu a sua. 

Nesta época, num total de 51 jogos, o avançado de Paredes marcou 31 golos, 10 dos quais na Champions League. 

Em setembro o Valongo venceu a Taça Continental e os bons resultados têm colocado o clube no patamar mais elevado. 

Na final 8 da Champions havia 6 equipas portuguesas, por isso a probabilidade de haver uma final europeia lusa era grande e foi o que aconteceu. 

Para Rafa acabou por ser um jogo com um nível de nervosismo menor, por já conhecerem o adversário.

A equipa do Porto que eliminou o Valongo na Taça de Portugal em março, acabou por levar a melhor novamente na final da Champions League. 

Ao aproximar-se o final da época o Valongo que ficou no 6º lugar segue para as eliminatórias, joga os quartos de final com o Barcelos, que à data de fecho desta edição ainda não tinha terminado.