No fim de semana de 19, 20 e 21 de maio, as localidades de Mouriz, Bustelo, Vandoma e Vilela estiveram em festa e juntaram as populações nas ruas para passarem um momento agradável. Houve procissões, concertos, comes e bebes, fogo de artifício e muita animação.
A Nossa Senhora de Fátima de Mouriz, as Festas de Santa Catarina, em Bustelo, a Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Vandoma e as Festas da Sra. da Hora, em Vilela, estiveram no calendário religioso com diversas participações. Os Vereadores do Município dividiram-se para acompanhar as procissões de todas as localidades em festa onde Beatriz Meireles marcou presença em Mouriz, Tânia Ribeiro estive em Recarei, Elias Barros em Vandoma e Francisco Leal em Vilela.
Mouriz
No dia 21 de maio, a Procissão Solene em Honra da Nossa Senhora de Fátima de Mouriz voltou a passar pelas ruas da localidade.
A cerimónia religiosa contou com a participação da Vereadora Beatriz Meireles e do Presidente da Junta de Freguesia de Paredes, Artur Silva que felicitou a organização “pelo trabalho e organização”.
Recarei
A Festa em Honra de Santa Catarina, em Bustelo, decorreu no último fim de semana na freguesia de Recarei.
Os grupos musicais SonJovem e Brisa do Marão foram os responsáveis pela animação da noite, nas festas da localidade.
A Missa e a Procissão Solene decorreu no passado domingo, dia 21 de maio. Na cerimónia estiveram presentes a Vereadora Tânia Ribeiro, o executivo da Junta de Freguesia de Recarei e o Padre Pedro Silva.
A Banda de Música de Cête, a Associação Filarmónica de Parada de Todeia e os Escuteiros do Agrupamento 1371 de Recarei marcaram presença na procissão.
Vandoma
As Festas em Honra da Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Vandoma, realizaram-se entre os dias 19 e 21 de maio. Matias Damásio foi o artista principal da festa que atraiu muitas pessoas ao concerto.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Elias Barros, do Presidente da Junta de Freguesia de Vandoma, José Cunha, acompanhado pelo seu executivo, e o pároco local, João Ulundo Kasoko participaram na procissão no domingo à tarde.
Juliana Ribeiro, juíza deste ano, recorda que “ainda sem palavras para descrever este dia de sonho. Muitas pessoas me disseram que ia ser o dia mais especial da minha vida, que seria um sonho, e eu sabia que seria, mas nunca imaginei que fosse tanto”.
Afirmou que “não só o dia, esta festa foi algo de outro mundo, não podia ter corrido melhor! E eu só posso agradecer a cada uma das pessoas que de uma forma ou de outra fizeram com que toda esta festa fosse possível”. Por último, agradeceu “à minha comissão, que passou a ser muito mais que uma comissão, são amigos que vou levar para a vida toda. Foi um prazer trabalhar com vocês e foi um prazer ter sido juíza desta festa tão linda. Sei que os próximos vão fazer também um excelente trabalho”.
Vilela
A freguesia de Vilela celebrou, este fim de semana, a Festa em Honra da Sra. da Hora. Os Anjos foram o nome mais forte do cartaz das festividades deste ano, que contaram também com a atuação do Grupo D’alma e Coração, DJ Fitty, Banda Musical de Vilela, Joana e Fanfarra B.V. Lordelo – Douro.
Na cerimónia religiosa do dia 21 de maio estiveram presentes o Vereador Francisco Leal, a Presidente da Junta de Freguesia de Vilela, Mariana Machado Silva, acompanhada pelo seu executivo, e o Padre Paulo Pinto. A Banda de Música de Vilela, o Grupo de Bombos Zés Pereiras Santo Estevão de Vilela, a Cruz Vermelha de Vilela, os Escuteiros do Agrupamento 1039 de Vilela, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Lordelo e o Grupo de Bombos “Os Amigos da Galhofa” marcaram presença na procissão.
José Silva, um dos organizadores das festas deste ano em declarações ao nosso jornal afirmou que “esta festa foi fruto de um árduo trabalho por parte de toda a gente que contribuiu para a mesma. Muita dedicação por parte da comissão de festas e foi um orgulho participar. Considero que foi um sucesso e conseguimos alegrar o coração dos vilelenses durante três dias, que era o nosso principal objetivo. Um agradecimento por parte da comissão, a todos que presenciaram este momento tão importante para a nossa vila”.