Município de Paredes integra Rede do Turismo Industrial

Na quinta-feira, dia 26 de outubro, o Município de Paredes assinou a sua integração na Rede Nacional de Turismo Industrial.
Durante a sessão, o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, sublinhou que esta iniciativa é uma “promoção do território”.
O autarca destacou todo o trabalho que tem sido feito na promoção do turismo no concelho e afirma que “queremos, cada vez mais, dar a conhecer Paredes, estamos a fazer a promoção do território para atrair mais visitantes”.
Com o Turismo Industrial, Paredes passa a dispor de um novo produto turístico integrado para quem visita o território ligado à Indústria do Mobiliário e da Madeira. A oferta turística de Paredes inclui também património, cultura, turismo de natureza e gastronomia.
A assinatura dos acordos de adesão teve lugar, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes, entre o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), o Município e as primeiras empresas de Paredes a “abrir portas” à Rede de Turismo Industrial: CFPIMM – Centro de Formação Profissional das Indústrias da Madeira e Mobiliário, a empresa produtora de cadeiras FENABEL, a oficina do artesão da talha Móveis Fialho e a empresa Gicamob que detém a marca de mobiliário Wewood – Portuguese Joinery.
Recorde-se que a Rede do Turismo Industrial está a ser desenvolvida a nível nacional, sob a coordenação do Turismo de Portugal e das Entidades Regionais e Direções Regionais de Turismo. Na região Norte, a coordenação é do Turismo Porto e Norte de Portugal, que segundo o presidente desta entidade, Luís Pedro Martins, desta rede nacional “mais de 70% da oferta do Turismo Industrial encontra-se no Porto e Norte”. O Presidente do TPNP destaca que “o norte é um território dinâmico, com 40% das exportação, onde tem empresas com história”.
A entrada das empresas de mobiliário de Paredes na Rede de Turismo Industrial “é um reforço dos parceiros da Rede do Turismo Industrial, com o norte a reforçar a oferta variada de empresas e de produtos turísticos e mais um motivo para fazer com que os turistas se desloquem ao território”.
A promoção internacional é o próximo passo desta rede Nacional de Turismo Industrial.
Durante a tarde, realizaram-se visitas de familiarização, capacitação e networking entre os parceiros do Porto e Norte de Portugal que integram a Rede Nacional do Turismo Industrial.
A sessão serviu para partilha de boas práticas, através de visitas e análise in loco de casos práticos de sucesso, favorecendo o cruzamento de saberes e de práticas em estreita ligação com profissionais ligados ao setor numa perspetiva de partilha de boas práticas entre todos os parceiros do Porto e Norte de Portugal que integram a Rede Nacional do Turismo Industrial.