Pedro Flores nasceu a 17 de junho de 1972 e é natural de Amarante. Frequentou a Escola Secundária de Amarante e mais tarde formou-se no Instituto Universitário da Maia.

Atualmente é professor do ensino secundário na escola Secundária de Paredes e também do ensino universitário, no Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro. Ainda tem tempo para ser o Presidente da Assembleia Geral do FC de Cristelo.

Foi Presidente da Hexágono (Associação dos antigos alunos e amigos da Escola Secundária de Paredes), cargo que agora está entregue a Helena Carriço “saí por opção, penso que fizemos um bom trabalho. Não deixei a Hexágono, continuo como Presidente do Conselho Fiscal, deixei a presidência da direção ”.

“Eu sempre tive uma visão da Escola para a comunidade. A escola devia ser um dia espaço aberto, ao fim de semana devia estar aberta para as associações. Penso que seja um fator cultural, mas a comunidade não está muito receptiva a vir à escola, parece que os Encarregados de Educação vêm à escola só tratar de problemas dos filhos”.

O professor acredita que a escola é o local ideal para receber eventos culturais e educativos, mas também arraiais e festas “o São Martinho logo no início do ano letivo podia juntar a comunidade aqui com várias iniciativas. A escola tem dois auditórios com excelentes condições para receber os mais diversos eventos”.

O papel da Associação de Estudantes é fazer um trabalho extremamente importante, mas por vezes “eles pegam na Associação muito tarde e depois condiciona o seu trabalho”. “Esta escola tem capacidade para que a Associação de Estudantes organize aqui eventos todas as semanas porque a escola é dos alunos, para os alunos e para a comunidade”.

“Há um paradigma que tem de mudar, a escola não é só aprendizagem. Tem as aptidões, competências, atitudes e valores.”

Leia a reportagem completa na edição do jornal “O Progresso de Paredes”, do dia 23 de junho de 2023, edição nº3564.